Todos os objetos, imagens e documentos pertencentes aos acervos do Centro Municipal de Memória e Museu da Cidade são catalogados, registrados e acondicionados em três reservas técnicas, separadas por tipo de acervo. As unidades do acervo ficam acondicionadas em mobiliário próprio — arquivos de aço, mapotecas, armários e estantes. Periodicamente os itens são higienizados e é realizada checagem de segurança das peças a fim de conferir sua integridade. A equipe técnica realiza também reparos em documentos, fotografias e chassis de telas em molduras.
Ao dar entrada no acervo, todo documento ou objeto é avaliado quanto ao estado de conservação pelo setor de Documentação, que indicará o tipo de higienização e acondicionamento a ser praticado. Unidades do acervo em condições precárias de conservação, com ação de microrganismos são encaminhadas para tratamento específico, podendo, dependendo do caso, ser contratado serviços específicos de restauro com profissional especialista. Todos os procedimentos relacionados com a conservação devem ser documentados e reversíveis.
Os acervos de imagem e documentais são constantemente digitalizados e compostos em acervos virtuais para consulta pública. Os procedimentos de guarda, transporte, higienização e manuseio estão contidos em nosso Manual de boas práticas.