• Telefone/WhatsApp CEMM e Museu: (16) 3945-9363
  • CEMM Seg - Sex.: 8:30 às 16:00 e das 17:00 às 19:00 | MUSEU Seg - Sex.: 8:30 às 16:00 e das 17:00 às 19:00

Acervo Histórico

Em sua grande maioria clicadas por RedentoClementi, Akyama e Clementi Filho, a coleção conta com fotos de ruas, avenidas, praças e prédios públicos antigos, como o Paço Municipal, o 1º Fórum e Cadeia Pública, a Estação Ferroviária e a Lavanderia pública, além de propriedades particulares – muitas das quais já demolidas ou descaracterizadas. Nesse aspecto, há imagens de propriedades rurais, como a Fazenda Vassoural, o Engenho Central, a Colônia Preta e o bairro do Pati. As pioneiras destilarias de álcool e as usinas de açúcar, além de algumas indústrias tradicionais, também aparecem na coleção, havendo imagens da Santa Eliza, da São Francisco e das metalúrgicas e firmas de perfilados Zanini, Samperfi e Golive, além das construtoras de carrinhos e carroças de tração animal Américo Ambrósio, Gaiofatto, Mussa e Favaretto. 

A seção relativa ao comércio e prestação de serviços traz fotos do movimento na antiga rua Barão do Rio Branco e seus arredores, sendo comuns fotos de fachadas e interiores de lojas, armazéns e supermercados, papelarias e livrarias, barbearias, sapatarias e alfaiatarias, panificadoras e bares, postos de combustível e cinemas. A área da saúde é contemplada com fotografias de farmácias e hospitais antigos, como a que pertenceu ao tenente coronel Aprígio de Araújo, nos idos de 1905, a Santa Casa e o Netto Campello, também em seus primórdios. 

Há registros fotográficos de eventos políticos do Executivo, reuniões da Câmara Municipal e inaugurações de obras e próprios municipais, como a comissão de responsáveis pelo Dispensário de Tracoma em 1944, e a abertura do 1º poço artesiano pelo prefeito Elmo P. Favaretto, em 1949. Campanhas eleitorais e comícios também possuem registros, como as das décadas de 1950 e futuras, envolvendo Egisto Sicchieri, Clóvis Vassimon, Dr. Antonio Furlan Júnior, Fausto Gaiofatto e Pedro Pinotti.  Há imagens de desfiles cívicos como o 7 de setembro e paradas comemorativas ao aniversário de emancipação do município, além de eventos inusitados e acidentes provocados na cidade por desastres naturais.

Eventos religiosos nas dependências da Igreja Matriz de N. Senhora Aparecida também aparecem com frequência na coleção, que traz retratadas solenidades litúrgicas da semana santa, a visita de bispos e religiosos da localidade e a presença de missionários de outras dioceses. Também há fotos de missas campais e procissões rurais e urbanas, com destaque para as de Corpus Christi e seus tradicionais tapetes confeccionados por fiéis. As igrejas de Santa Luzia e São João Batista aparecem com menor frequência no conjunto fotográfico, com detalhes de seus interiores e fachadas. 

A coleção traz também imagens de voluntários da cidade participantes do movimento constitucionalista de 1932, como o Voluntário Otto Gomes Martins e de combatentes que atuaram na 2ª Guerra Mundial, como os expedicionários Osvaldo Lellis e Solano, além dos Tiros de Guerra masculino e feminino. Na área cultural a coleção traz fotografias de músicos, bandas e fanfarras existentes nas décadas de 1920 a 1990, como o Conjunto Serenata, a Jazz Band e a Corporação União Musical de Sertãozinho. O conjunto traz uma grande série sobre o carnaval da cidade, sendo numerosas as imagens dos primeiros blocos e escolas de samba, como o Flor de Maio de Antônia Braz, o Bloco do Mané Gaiola e as escolas Raça e Ginga Dourada e VamuquiVamu. 

  • CEMM e MUSEU | Sertãozinho - SP

  • (16) 3945-9363