Primavera dos desvalidos: história e literatura em Os Miseráveis, de Victor Hugo.
O lançamento do livro e conversa com o autor Fernando Canzian e Santos será realizado no Museu da Cidade no dia 09/11/2023 (quinta-feira) a partir das 19 horas. A publicação foi viabilizada através do edital de fomento a Cultura no município de Sertãozinho "Programa de Valorização do Artista" que seleciona artistas locais que desenvolvam ações voltadas a "cidadania cultural".
Sinopse do Livro:
O livro faz uma análise dos conceitos de “liberdade”, “progresso” e “revolução” a partir de seus aspectos estéticos, culturais e historiográficos sobre a obra “Os Miseráveis” (1862), de Victor Hugo, pautando-se sobretudo em uma abordagem que não separa os discursos da historiografia e o da literatura, ou que admita o primeiro concebido como ciência enquanto o último seria mera ficção. Dessa forma, a obra de Hugo não se construiu como alegoria literária baseada em eventos históricos da França no século XIX, mas como elemento partícipe e influenciador da dinâmica política e social de seu período de publicação.
A obra, mais do que construir uma narrativa informativa e envolvente, opera como elemento de engajamento político para o seu tempo, produzindo ressonâncias em espaços e temporalidades diversos, sendo válida e legítima para questões postas mesmo agora em nosso século e em nosso país.
Serviço:
Museu da Cidade
Rua Expedicionário Lelis, 1500
Sertãozinho - SP
Telefone: (16) 3945-9363