• CEMM (16) 3942-7223 | MUSEU (16) 3945-9363
  • CEMM Seg - Sex.: 8:30h às 11:30h e 13h às 17h | MUSEU Seg - Sex.: 8:30h às 17h e 18h às 21h

Projeto ‘Fachadas do Tempo e Acervos Históricos’ acontece em rede intercidades para museus, arquivos e bibliotecas no interior de São Paulo e visa destacar instituições na projeção do passado em parceria com a FFCLRP da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto

Comemorado anualmente em 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, através da iniciativa do ICOM - Conselho Internacional de Museus, um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O objetivo desta data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja de arte moderna, clássica ou contemporânea, dentre outros.

Em Sertãozinho, a data também será comemorada pelo Centro Municipal de Memória durante a edição da segunda edição do Sarau Arte & Cultura.

A ação faz parte do projeto de difusão e mediação cultural intitulado “Instituições na Projeção do Passado”, organizado pelo Profª. Drª. Silvia Maria do Espírito Santo, do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP, por meio do Departamento de Educação, Informação e Comunicação - DEDIC.

O objetivo principal do Projeto é focar a importância do acervo histórico através de exposições com dinâmica participativa, expondo sua importância como patrimônio. Fachadas do Tempo e acervos históricos associará os elementos frontais dos edifícios dos museus, dos arquivos ou das bibliotecas participantes com suas função de guarda das coleções e objetos históricos, bem como a função do livro, da leitura e do documento histórico na qualidade probatória e cultural.

“Com o envolvimento de alunos, agentes culturais, voluntários e os governantes municipais e estaduais, na sustentação da estrutura institucional curadora e direcionada para a manutenção e continuidade delas, acredita-se, como educadores, nos rumos das instituições curadoras e educacionais paulistas, engrandecidas pelos sentidos multidisciplinares, sustentadas por vigorosas pesquisas científica, artística e histórica”, resume a coordenadora do projeto, a professora doutora Silvia Maria do Espírito Santo.

Em Sertãozinho serão projetadas imagens da vida e obra de José Antônio Rossin (1934-1956), ilustrador da cidade responsável pela adaptação de obras de José de Alencar para os quadrinhos, na década de 1950. Atualmente, seus desenhos originais, feitos em tinta nanquim encontram-se custodiados no Centro Municipal de Memória.

Outros municípios convidados farão concomitantemente projeções em seus espaços. São eles: Araraquara (Praça Pedro de Toledo), Mococa (Casa de Cultura Rogério Cardozo), Ribeirão Preto (Campus USP/ Rotatória da Avenida Zeferino Vaz)

Ainda no dia 18 de maio, em comemoração à data, acontecerá no Museu da Cidade (Rua Expedicionário Lellis, 1500), a partir das 18:00 horas, a oficina voltada para os professores da rede estadual de ensino da cidade “O Museu na escola, a escola no museu”, que visará debater o papel social do museu para a comunidade em geral e a escola, em especial, refletindo sobre os usos que professores e alunos podem fazer dos museus como espaço de cultura, lazer de qualidade, estudo e encontro.

Créditos:

Projeto para Museu-Arquivo-Biblioteca no interior de São Paulo: instituições na Projeção do Passado

Coordenação: Profa. Dra. Silvia Maria do Espírito Santo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - FFCLRP - Ciências da Informação e da Documentação.

Apoio: Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação – PUB.

Bolsistas: Sara Louise Caroni (Pedagogia) e Adriana Gastaldi (Biblioteconomia e Ciência da Informação) - FFCLPR - BCID.

Participação: Prof. Dr. Luciano Bachmann - FFCLRP - Física.

Produção Sertãozinho: Centro Municipal de Memória / Leandro Aprile.

Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Serviço:

Dia Internacional dos Museus em Sertãozinho | 2018

Dia 18 de Maio | 19:00 horas

Secretaria de Cultura e Turismo

Rua Sebastião Sampaio, 1489 – Centro

  • CEMM e MUSEU | Sertãozinho - SP

  • (16) 3942-7223 | (16) 3945-9363